Transmissão V-Tronic: conforto e segurança para quem roda o Brasil em uma cabine

Categories Sem categoria

A V-Tronic ZF Traxon de 12 velocidades é uma das mais modernas transmissões do mercado. O lançamento mais recente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o Meteor, é equipado com essa caixa, além de alguns modelos da linha Constellation, como os semi-pesados 24.330 e 30.330 e os pesados 19.360 e 25.360. Esses modelos são versáteis e podem ser utilizados nas mais diversas operações, como tanque, baú e carga seca.

A caixa de transmissão V-Tronic eleva o nível de conforto e de segurança, além de reduzir o custo operacional dos caminhões, com melhorias na manutenção, já que a engenharia modular da transmissão, proporciona revisões mais rápidas e simples. Tudo isso amplia a eficiência e o tempo entre as paradas para cuidados preventivos.

Nos caminhões equipados com essa caixa de transmissão, o ruído no interior da cabine é reduzido em até 35%, contribuindo para o conforto do motorista. Com torque de entrada máximo de 2.400 Nm, a V-Tronic faz trocas de marchas de forma rápida, suave e silenciosa.

Essa transmissão chega também com um pacote de funcionalidades sob medida para reduzir o consumo de combustível e ampliar a segurança operacional. Um exemplo é o “Eco-roll”. Essa solução deixa a transmissão na posição neutra com o veículo em movimento, sem interferência do motorista ou na segurança dele. A tecnologia engata a marcha ideal apenas quando necessário. Com esta função ativada, o veículo trafega em uma espécie de “banguela” controlada eletronicamente, para aproveitar a inércia e reduzir o consumo de combustível. De certa forma, é uma função que ajuda também na economia da frota e, indiretamente, no meio ambiente também.

Outro dispositivo associado a V-Tronic é o sensor de inclinação. Ele auxilia na escolha da marcha mais adequada conforme o trajeto, contribuindo e visando o menor gasto possível de diesel.

Há também o “modo manobra”. Esta função deve ser utilizada no engate ou desengate de carretas, bem como no estacionamento em plataformas. Com o modo manobra ativado, o sistema permite leve patinação da embreagem para controle da situação. Para ultrapassagens seguras, há a função “kick down”. Ela é acionada quando o motorista pisa fundo no acelerador. Assim, a V-Tronic reduz a marcha engatada automaticamente, garantindo mais potência e torque.

Também precisamos mencionar que essa caixa de transmissão é associada a um assistente de partidas em rampa, o “Easystart”. Este recurso é muito útil quando o caminhão está arrancando em uma via íngreme, já que ele mantém o veículo parado por cerca de três segundos, evitando que o caminhão corra para trás até que ele comece a tracionar.

Incrível como as novas tecnologias podem ajudar o motorista e o seu negócio, não é mesmo? Quer experimentar esse conforto a bordo de um caminhão VW? Fale com nossa equipe clicando aqui e encontre um modelo especial para o seu negócio na Santa Emília Caminhões e Ônibus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *