5 dicas para economizar a embreagem do seu caminhão

Categories Dicas

A embreagem tem como principal função diminuir as vibrações provocadas pelo motor e é o sistema responsável por transmitir a rotação do volante do motor para o eixo e para as rodas.  Por isso, este componente exige atenção dos caminhoneiros.

Para que você saiba como diminuir o desgaste da embreagem, listamos 5 dicas. Confira:

1 – Use a embreagem com moderação

Uma prática comum dos motoristas quando aguardam o sinal abrir em um cruzamento é segurar o caminhão na embreagem. Essa atitude prejudica o disco e leva ao desgaste excessivo das áreas de atrito da embreagem, platô e volante do motor.

Além disso, quando for soltar a embreagem, faça isso lentamente. Tirar o pé do pedal bruscamente danifica os coxins de motor. As engrenagens da caixa de câmbio e o disco de embreagem também são prejudicados com o tempo.

2 – Não apoie o pé na embreagem

Uma atitude bem comum e bastante prejudicial!

Dirigir com o pé apoiado no pedal da embreagem afasta o platô e causa o lixamento do disco, desgastando a peça e superaquecendo o sistema.

3 – Troque as marchas gradativamente

Você já sabe que para aumentar a marcha, deve trocar gradativamente. Agora, procure trocar a marcha gradativamente também na redução.

Essa prática, contribui para a compatibilidade com os giros do motor e permite que as peças trabalhem de forma suave.

4 – Cuidado com o peso da carga

Trafegar com excesso de peso pode gerar multa e prejudicar o caminhãp. Talvez você não saiba, mas o peso acima do recomendado também pode danificar a embreagem do veículo, além de outros sistemas e partes do caminhão.

5 – Sempre faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é capaz de identificar problemas no início e diminuir os prejuízos a longo prazo. Então, qualquer percepção de problema deve ser verificada por uma equipe qualificada.

Na Santa Emília Caminhões e Ônibus nossos profissionais são treinados para cuidar do seu caminhão.

Precisa agendar uma revisão? Fale com nossa equipe clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *