Dicas imperdíveis para economizar com seu caminhão

Categories Dicas

Para muitos, ser caminhoneiro é mais que uma profissão, é um estilo de vida que carrega muita nobreza e responsabilidade pelas estradas do país. 

Ao considerar essa jornada, muitos aspectos devem ser levados em consideração, incluindo os gastos com manutenção, a rotina no caminhão e os lucros esperados.

Para que no final do mês a conta feche e os lucros sejam compensatórios, é muito importante ter em mente não só o itinerário a ser seguido, mas também os gastos com a viagem e os desgastes com o caminhão.

Muitos gastos são normais e comuns a profissão, porém a maioria pode ser minimizada e enxugada se você souber onde e como economizar. 

Pensando nisso, a Santa Emília Caminhões e Ônibus preparou algumas dicas imperdíveis para você diminuir os seus gastos na estrada e aumentar a sua lucratividade. Atente-se a todos eles e veja a diferença que podem causar no seu bolso. 

Gastos na estrada

Antes de saber como economizar na estrada, precisamos saber o que de fato gastamos nela. Para uma viagem segura e saudável, os gastos comuns são: 

  • Manutenção preventiva
  • Combustível
  • Pedágios
  • Alimentação
  • Pernoite

Manutenção preventiva

Como o próprio nome já fala, a manutenção preventiva serve para prevenir acidentes, grandes desgastes e possíveis gastos futuros.

A ideia de realizar a manutenção é evitar que você fique na mão no meio da estrada, prejudicando seu prazo e entrega, ao mesmo tempo assegurar seu bolso quanto a grandes gastos que podem surgir pela falta dessa prevenção. 

Outra vantagem é diminuir a depreciação do seu veículo, pois o investimento com os cuidados e revisões mantém as características de fábrica que ele possui, dessa forma seu caminhão estará sempre novo e valendo mais.

Por isso, se atente quanto as datas de revisão, trocas, balanceamentos, desgastes nos pneus e sempre antes de uma viagem, faça uma checagem para garantir que tudo esteja em ordem. 

Combustível

Apesar de ser um gasto variável, devido às oscilações no preço, é possível sim economizar na hora de abastecer.

Para fazer isso, o planejamento de rotas é muito importante, assim, você evita passar por trechos em horários errados e, com antecedência, você consegue planejar e pesquisar os melhores trechos e até caminhos alternativos.

Outra vantagem de se planejar é poder selecionar os melhores postos e pontos de suporte, dessa forma você pode optar por pagar os melhores preços e contar com parceiros no caminho.

Na hora de dirigir também é possível economizar adotando alguns hábitos saudáveis ao volante:

  • Rode com os pneus calibrados e revisados
  • Rode na velocidade da via e seja constante 
  • Não transite com excesso de carga
  • Evite acelerações e frenagens bruscas 
  • Não dirija em ponto morto
  • Realize as trocas de marchas corretamente 

Pedágios

No final das contas do mês eles podem não pesar muito, porém dependendo da viagem, trecho percorrido e carga eles podem atrapalhar seu orçamento. Por isso, o planejamento aqui também é a chave!

Analisar com antecedência a rentabilidade da entrega te fará buscar por soluções alternativas antes de chegar a conta. 

Confira a necessidade de completar a carga com outro embarcador em caso de trecho caros e/ou a possibilidade de desviar a rota para um frete extra.

Entretanto, assegure-se que essa seja a melhor opção, pois em certos casos não irá compensar uma estratégia dessas.

Para seu planejamento de rota conte com o Google Maps e soluções como Maplink que ajuda na otimização de suas entregas. 

Alimentação 

Sim, os gastos com alimentação também devem ser calculados, afinal você precisará se alimentar bem para seguir viagem. Duas questões são muito importantes: o preço da alimentação e a qualidade.

Não adianta pagar mais barato em um salgado, por exemplo, sendo que ele não dará o sustento necessário para seu dia e pode ser uma opção nada saudável, que futuramente prejudicará sua saúde e seus gastos com ela.

Por isso, ao planejar sua rota confira os postos de alimentação, seus preços, qualificações e utilize essas informações para construir uma rota que faça sentido para seus gastos e qualidade na estrada. 

Nem sempre é possível levar comida na cabine, mas é interessante sempre ter frutas por perto.

Além de serem saudáveis e essenciais, elas podem te ajudar a segurar a fome até parar em um local com comida de qualidade e preço bom.

Observação: utilize da sua rede de amigos caminhoneiros e peça indicações quanto a locais legais de se comer. 

Pernoite

Uma das maiores preocupações dos caminhoneiros é quanto a segurança dos lugares de parada para descansar e dormir.

Por isso, é comum o gasto com instalações em postos, restaurante, estacionamentos, hotéis e pousadas.

Não é recomendado deixar de utilizar esses serviços para economizar, porque você precisa descansar e a segurança é imprescindível para isso.

Logo, se planeje e calcule bem sua rota para saber onde, quando e quanto gastará aos fazer essas pausas. 

**

Gostou das nossas dicas? Implemente elas na sua rota e economize com os gastos de viagem.

Se planejar é a chave para o sucesso e para uma viagem tranquila e sem surpresas.

Conte também com a Santa Emília Caminhões e Ônibus, saiba que estamos na estrada junto com você.

Boa viagem e qualquer coisa é só chamar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *