Há 40 anos, a Santa Emília construía a primeira revenda VW Caminhões no Brasil
Categories institucional
Em 1981, o primeiro tijolo para construção de uma grande marca era assentado em Ribeirão Preto. Naquele ano, a Santa Emília passou a revender os primeiros caminhões fabricados pela Volkswagen no Brasil: o VW 11.130 e o VW 13.130.
A Santa Emília cresceu do pioneirismo e da visão estratégica de Manoel Penna, que acreditou que os caminhões iriam revolucionar o transporte de carga. Então, em 1903, fomos os primeiros no país a importar caminhões desmontados da Europa e dos Estados Unidos para montá-los no Brasil e vendê-los aos coronéis das fazendas de café, que usavam carro de boi e carroças para transportar os produtos.
Montar um caminhão exigia muito trabalho. Como não havia linha de produção no país, construtores mecânicos montavam os caminhões e cada um dos veículos era diferente dos outros. Quando faltavam peças ou elas chegavam danificadas, era preciso que os mecânicos da Santa Emília desenhassem os produtos para, posteriormente, poder montar o caminhão. Era preciso fazer o molde, descobrir qual a matéria-prima utilizada, derreter o metal, preencher o espaço na quantidade e composição exatas, desbastar as rebarbas no torno e verificar se esta nova peça se encaixava exatamente no lugar para, então, montar o caminhão.

Porém, muitos clientes compravam só pelo status, sem levar em consideração a tecnologia presente neste novo meio de transporte. Os caminhões adquiridos pelos donos do dinheiro serviam para, apenas, aos domingos, o coronel dar umas poucas voltas com a família ao redor da praça exibindo o seu troféu. Eles não acreditavam que um caminhão iria substituir a carroça ou o carro de boi como transporte de carga.

A herança do legado pioneiro de Manoel Penna está presente até hoje na Santa Emília. A bisneta Janaina Cruz e sua equipe campeã em “Excelência de Atendimento” mantém a Santa Emília na liderança no mercado de caminhões e ônibus nas cidades onde a concessionária está presente.
Que venham 40 vezes novos 40 anos que a Santa Emília estará junto à Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Viva VWCO! Viva!
Viva a Santa Emília! Viva!