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Atualmente no mercado nacional existem diversos tipos e segmentos de caminhões, cada qual para uma determinada aplicação. Por isso, o ideal é conhecer bem todas opções disponíveis.
Preparamos esse artigo sobre os principais tipos de caminhões disponíveis para ajudar você a escolher o melhor caminhão que atenderá suas necessidades.
Caminhões Leves
Conhecidos como caminhões 3/4, essa linha ampliou suas capacidades de carga a partir da introdução de tração 6×2 em alguns modelos, e abrange caminhões de 3 até 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). O PBT é a soma do peso do veículo vazio, somado com o peso da carroceria que equipa esse caminhão, junto com o peso da carga que está sobre a carroceria. Esses veículos são utilizados em grandes centros urbanos, mas também fazem trechos com distâncias curtas e médias entre municípios e até entre estados, pois possuem uma versatilidade muito grande.
Nessa linha, temos o VUC – Veículo Urbano de Carga, que recebeu essa classificação pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, para adequar esse caminhão que é utilizado para o transporte de mercadorias nos grandes centros urbanos, onde há restrições de circulação de veículos de grande porte, as conhecidas ZMRC – Zona de Máxima de Restrição de Circulação.
Por conta de suas pequenas dimensões (largura máxima de 2,20m e comprimento máximo de 7,20m) e a tecnologia empregada, possuem baixo consumo de combustível, pouco impacto no solo e bastante torque. No entanto, o rendimento em viagens é menor, pois suas velocidades máximas são baixas e a capacidade de carga também é reduzida, sendo ideal para pequenos fretes em distâncias menores.
As carrocerias mais comuns utilizadas nos VUCs são o baú (normal, refrigerado ou frigorífico), caixa de bebidas na opção 6×2, plataforma (guincho) e de grade baixa (carga seca).
Caminhão Semipesado (Toco)
Caminhão básico de porte médio, o toco é utilizado tanto em ambiente urbano como em pequenas viagens. Abrange caminhões de 12 até 16 toneladas de PBT. Possuem apenas dois eixos (4×2, com tração no eixo dianteiro), podendo o traseiro ser simples (com uma roda de cada lado), com peso bruto máximo permitido de até 12 toneladas, ou duplo (com duas rodas de cada lado), o que eleva o PBT máximo para 16 toneladas.
É comum vermos caminhões semipesados em operação nas grandes cidades e regiões metropolitanas por conta da maior capacidade de carga e das distâncias mais longas entre os destinos. As configurações de carroceria mais frequentes são a grade baixa, plataforma (para transporte de veículos e máquinas maiores), baú sider, tanque (para líquidos) e basculante (para cargas a granel).
Caminhão Pesado (Truck)
O caminhão Truck (também conhecido como trucado) caracteriza-se por possuir três eixos, um dianteiro e dois traseiros. Essa configuração permite uma capacidade de carga maior, pois o peso da carroceria é distribuído no par de eixos. Esses veículos geralmente possuem PBT de 23 toneladas, e são equipados com ambos os eixos duplos.
Além disso, outra característica do caminhão pesado é que ao menos um dos eixos traseiros deve ser tracionado, ou seja, receber a força do motor. Para uma potência maior, os dois eixos traseiros podem ser tracionados. Esse último tipo é conhecido por caminhão traçado 6×4.
Por ser um veículo pesado, sofre mais restrições de uso nas cidades. Porém, possui uma capacidade de carga de até 14 toneladas, o que faz dele muito útil para transportar uma grande quantidade de mercadoria de uma única vez só. A distribuição do peso nas rodas também ajuda a melhorar seu desempenho, mas é necessário um consumo de combustível maior para movimentá-lo.
Bitruck
Se o caminhão Truck leva um par de eixos traseiros, o Bitruck caracteriza-se por ter dois pares de eixos, sendo dois traseiros e dois dianteiros. Além da tração nas rodas traseiras, o caminhão Bitruck deve ter os dois eixos dianteiros direcionais, ou seja, movimentam-se para direcionar o caminhão conforme a ação do caminhoneiro. Por essas particularidades, o PBT desse caminhão é de 29 toneladas e sua tração é 8×2.
São utilizados, mais comumente, como graneleiros (grade alta), caminhão-tanque ou equipados com caçamba basculante para o transporte de materiais pesados a granel.
Cavalo Mecânico
Cavalo mecânico, também conhecido por caminhão-trator, é o conjunto da cabine, motor e rodas de tração que, por meio de um engate na quinta-roda, carrega um módulo de carga, o semirreboque, ou uma composição formada por até três semirreboques ou reboques. Podem ser simples, trucados ou bitrucados.
No caso de cavalos mecânicos, o importante não é o PBT e sim o PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e a CMT (Capacidade Máxima de Tração), e abrange composições de 26 toneladas até 74 toneladas. Destacam-se nesse segmento as seguintes combinações:
Bitrem
Bitrem que é uma combinação de dois semirreboques acoplados entre si através de uma quinta-roda situada na traseira do primeiro semi-reboque, com PBTC / CMT de 57 toneladas com sete eixos.
Bitrenzão e Rodotrem
Bitrenzão e Rodotrem ganharam força no transporte rodoviário de carga nos últimos anos pela grande capacidade de carga. Eles são compostos pela união de um cavalo-mecânico com dois semirreboques, resultando em uma composição de nove eixos com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 74 toneladas. Essas composições só podem ser tracionadas por cavalos-mecânicos 6×4, popularmente chamados caminhões traçados
Dependendo da capacidade de tração, o cavalo mecânico pode ser usado para transportar os mais variados tipos de semirreboques, apenas desengatando um módulo e engatando o seguinte. Assim, o caminhoneiro ganha flexibilidade para trabalhar com empresas de transporte.
Então, como vimos, os caminhões são classificados conforme sua quantidade de eixos, tamanho e peso. Lembre-se de planejar sua carga para o devido transporte. Assim, você consegue otimizar os custos e atender todas as restrições e exigências para cada necessidade.